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Tendências de liderança que vieram para ficar, segundo especialistas

é crucial que os líderes saibam mobilizar as pessoas e construir as alianças necessárias em um curto espaço de tempo

A forma de consumir produtos e serviços está mudando de forma tão acelerada que
saber lidar com esta constante transformação se tornou a principal preocupação de
quem ocupa uma posição de liderança na atualidade. Não basta apenas reagir
quando todo o mercado mudou. É preciso perceber as mudanças antes que se
espalhem e se movimentar o mais rápido possível para não perder sua fatia de
mercado.
Para isso, é crucial que os líderes saibam mobilizar as pessoas e construir as alianças
necessárias em um curto espaço de tempo. O desafio é democrático: não ocorre
apenas em empresas que atuam diretamente com tecnologia, mas também nos
setores tradicionais, igualmente impactados pelas novas maneiras que os
consumidores têm de se comunicar, pesquisar e comprar.
Mapear mudanças
Seja em startups ou em grandes indústrias, a tendência é que os líderes sejam
responsáveis por mapear tudo o que está acontecendo na sua área de atuação e até
em outros setores.
“Hoje o líder precisa entender um ecossistema muito complexo, que envolve o
mundo externo, o ambiente interno da empresa, o futuro, o presente, a realidade
nacional e também a internacional”, explica Elaine Tavares, diretora do Coppead,
instituto de administração da UFRJ.
Uma das formas de conhecer as tendências de mercado é viver a experiência do
consumidor final, procurando congressos e feiras frequentadas pelo cliente, ou indo
até o ponto de venda para consumir e observar a concorrência. Segundo João
Marcelo Furlan, diretor da Enora Leaders, muitos líderes se fecham para o que
existe de novo porque temem perder a sua posição com a entrada de novas
ferramentas e tecnologias, um erro que pode ser fatal para a carreira.
Outra maneira de mapear o mercado é fazer perguntas para os clientes, procurando
entender como poderiam ser melhor atendidos e qual é o principal desafio que
enfrentam no seu dia a dia. Neste diálogo, é importante escutar as respostas
atentamente, deixando o cliente livre para contar as suas dificuldades.
Agilidade estratégica
Além de identificar o caminho a seguir, os novos líderes precisam saber mudar de
direção rapidamente. Quanto mais ágil for o processo, maior é a chance de ter
sucesso, pois o impacto de novas formas de consumo tem sido avassalador em
muitos mercados.
Exemplos emblemáticos são o Netflix, o Uber e os aplicativos de entregas de
refeições. “Não fique pensando muito antes de começar, coloque um protótipo da
sua ideia na rua, avalie os resultados e depois você pode ampliar e melhorar. O pior
a fazer é ficar paralisado vendo o mercado mudar”, afirma o diretor da Enora
Leaders.
Menos controle
Para mudar com rapidez, é necessário construir alianças e mobilizar pessoas dentro
da empresa. Enquanto no passado era possível fazer isso usando ferramentas de
comando e controle, a liderança de hoje precisa gerar engajamento de maneira mais
inteligente, segundo o consultor em gestão estratégica de pessoas e professor da
Fundação Dom Cabral, Roberto Aylmer.
“O novo líder não ameaça com seu chicote quando o resultado não vem. Ao
contrário, ele forma novos líderes e ouve a equipe em busca de soluções”, afirma.
Uma das formas de vencer a resistência das pessoas ao novo é definir recompensas
para as vitórias de curto prazo e saber comemorar com a equipe quando estiver no
caminho certo.
Segundo a diretora do Coppead, as habilidades comportamentais são as mais
valorizadas pelas empresas atualmente, e as escolas de negócios estão atentas a
essa demanda. Para ela, alguns temas fundamentais para os líderes de hoje são
negociação, tomada de decisão, protagonismo, visão crítica e capacidade de fazer as
equipes colaborarem. Por isso, Elaine avalia que a aprendizagem contínua é uma
necessidade mais relevante do que nunca para quem está no topo das empresas.

Fonte: FCDL - EXAME.

Data publicação: 23/07/2019.

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