Virtual Logic - sites, softwares web e mobile
facebook da Associação

Receba nossas novidades por e-mail

O que procura?

Quatro dicas de como o RH pode diminuir custos nas organizações

Setor pode ser agente estratégico da vida financeira das empresas

O setor de recursos humanos (RH) está se tornando cada vez mais relevante dentro das organizações.

Para conquistar mais verba dentro das corporações, o RH precisa se mostrar eficiente e saber como diminuir custos e impactar significativamente no setor financeiro da empresa.
Bruno Rodrigues, CEO da GoGood, de Florianópolis, destaca que “o RH que só existe para fazer desligamento de colaboradores está em extinção. O RH do futuro é responsável pela cultura corporativa da instituição, é quem promove iniciativas de engajamento e capacitação, e é também um setor que deve fazer parte ativamente da saúde financeira de uma empresa”.
Confira abaixo quatro dicas de ações que impactam nas despesas das organizações:
 
Diminuindo a rotatividade
Bruno comenta que promover um bom ambiente de trabalho é papel do RH. Para isso, o profissional deve sempre pesquisar ferramentas que podem garantir engajamento de equipes e promover o bem estar corporativo:
"Sem dúvidas, a tecnologia é uma grande aliada do RH. Aqui na GoGood temos um aplicativo gamificado que conecta serviços de bem estar, estúdios, nutricionistas e academias. Temos observado que as empresas que usam nossa tecnologia registram uma diminuição da rotatividade, pois os colaboradores adquirem novos hábitos, passam a formar times e desenvolver novas relações, e acabam vestindo ainda mais a camisa da empresa”.
 
Buscando a felicidade
Bruno Soares, CEO e cofundador da Feedz, startup de Florianópolis que desenvolve uma plataforma para gestão ágil e estratégica de pessoas, explica que a construção de ambientes corporativos que estimulem e valorizem a felicidade e a satisfação dos funcionários é um trabalho que não tem fim:
“Por meio dos feedbacks, os gestores podem entender quais são os objetivos dos colaboradores e o que os mantém na empresa, sabendo onde os investimentos devem ocorrer e podendo diminuir a rotatividade e os custos que isso significa para a empresa”
 
Apostando na certificação digital
O setor de Recursos Humanos também pode apostar em tecnologia para reduzir custos e tempo de processos com os funcionários, franqueados e demais públicos.
Uma das alternativas é adotar a certificação digital para diminuir a burocracia dos documentos trocados entre franquias ou na própria empresa e até na hora de apresentar atestados médicos ou marcar férias, por exemplo.
Além de reduzir a quantidade de impressão e custos, a medida garante segurança e valor jurídico na tramitação de documentos.
“Com as soluções da BRy Tecnologia, todos esses processos internos ficam mais ágeis e seguros. A transformação digital das empresas brasileiras pode trazer impactos positivos na relação com os funcionários e essa pode ser uma iniciativa conjunta da área de TI com o RH”, aponta Carlos Roberto De Rolt, fundador da BRy Tecnologia.
 
Investindo em edtech 
A capacitação dos profissionais é imprescindível para elevar a produtividade e, consequentemente, garantir o sucesso do negócio.
Para que ela seja eficiente, é preciso alcançar o máximo de engajamento dos funcionários.
As soluções tecnológicas para educação têm ajudado as áreas de Recursos Humanos a capacitar cada vez mais pessoas com um custo menor e, ainda, mantê-las interessadas nos treinamentos.
“A tecnologia é um grande aliado da educação. Ela permite a produção de conteúdo em diferentes formatos como vídeo, e-books, game, quiz, infográficos etc. Isso torna possível personalizar ações de forma que o colaborador sinta-se protagonista de sua jornada na empresa”, afirma Luiz Alberto Ferla, CEO e fundador do DOT digital group. 


Fonte: Noticenter.

Data publicação: 26/09/2019.

locading

CDL/Associação Empresarial de Maravilha

Rua Jorge Lacerda, 85 - Centro

Maravilha - Santa Catarina - CEP: 89874-000

comunicacao@aemaravilha.com.br

49 3664-0414

49 3664-0837

49 98816-4059