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Como resolver sete grandes problemas que podem matar sua empresa

A maioria dos desafios terá de ser resolvido a partir da sua visão empresarial. Mesmo assim, é possível se preparar para alguns problemas já vivenciados por diversos outros empreendedores

A dificuldade ao empreender não está apenas na hora de começar seu negócio próprio. Vários obstáculos tão complicados quanto obter o capital inicial ou conquistar a primeira venda surgem no dia a dia da operação.
A maioria dos desafios terá de ser resolvido a partir da sua visão empresarial. Mesmo assim, é possível se preparar para alguns problemas já vivenciados por diversos outros empreendedores.
A revista Exame pediu que donos de negócios elencassem situações que costumam afetar as operações, incluindo suas próprias – e quais soluções encontraram para as dificuldades. Confira como resolver sete grandes problemas que podem matar sua empresa:

1 — Não consegue clientes? Diminua a barreira de entrada e cobre por resultado

Não basta conquistar a primeira venda: se quiser que seu negócio sobreviva, é preciso manter um fluxo recorrente de consumidores. A SmartSales é uma ferramenta criada pela empresa Avanti que trabalha justamente com o aumento de potencial de vendas de lojas virtuais. Em 2017, a Avanti faturou R$ 5 milhões.
Os fundadores Guilherme Kruger, Gustavo Dechichi, Leonardo Machado e Thiago Goulart recomendam ao empreendedor que não consegue manter clientes que reflita sobre as barreiras de entrada ao seu negócio – incluindo seus preços. “Tente eliminar altos custos de entrada, como a taxa de montagem de um sistema. Se possível, cobre por resultado e acredite nos benefícios que seu produto irá trazer.”

2 — Veja (e resolva) as reclamações sobre sua empresa

Você presta atenção na reputação que sua empresa tem nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui? Se não deveria: com a adoção massiva dos smartphones e a democratização do acesso à internet, a propaganda negativa se propaga tão rápido quanto dados de conexão.
A dica é de Taiguara Moura, co-fundador do fast food de salada por quilo Green Station. O negócio faturou R$ 8 milhões em 2017. “Estamos vivendo uma geração de clientes bem informados e exigentes”, afirma.
Como conseguir boas avaliações, então? Voltando para as raízes e deixando de robotizar seu atendimento ao cliente. “Ofereça uma comunicação completa e exclusiva. Cresça a partir do feedback de quem escolheu sua marca.”

3 — Quer inovar mais? Traga pessoas que oxigenem seu negócio

Muitos empreendedores acreditam que a fonte de inovação para suas empresas está apenas nas percepções que eles possuem sobre seu mercado de atuação. Ariel Costa e Edelcio Molina, criadores da plataforma para facilitar a comunicação interna em empresas SimplificaCI, recomendam ouvir também quem está ao seu redor. “Traga pessoas para o seu time que complementem o seu conhecimento e que agreguem outras experiências à empresa”.
O conselho é endossado por Sandra Rossi, CEO do grupo de viagens e turismo Verte. “Aprendi que se deve contratar devagar e demitir rápido quando for necessário, além de apostar na diversidade. Nunca contratamos apenas turismólogos, por exemplo, porque sempre acreditamos que perfis diferentes se desafiam”. Em 2017, o negócio faturou R$ 19 milhões.

Fonte: Portal Exame.

Data publicação: 10/04/2018.

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